2) Como calcular o ROI? Quais aspectos devem ser considerados?
ROI=(Lucro Líquido ÷ Vendas)×(Vendas ÷ Total de ativos)
representa a relação entre a lucratividade e o giro dos estoques.
ROI=Lucro líquido ÷ Total de ativos
Representa o retorno que o ativo total empregado oferece. Utilizado geralmente para determinar o retorno que uma empresa dá.
ROI=Lucro líquido ÷ Investimentos
representa o retorno que determinado investimento oferece. Geralmente é utilizado para determinar o retorno de investimentos isolados. Invertendo-se a relação (ROI=Investimento ÷ Lucro Líquido), obtém-se o tempo necessário para se reaver o capital investido.
Há também a Rentabilidade do Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Ativo Total Médio ou Taxa de Retorno sobre o Investimento Total
Taxa=[(Lucro Líquido do Exercício)/(Vendas Líquidas)]*[(Vendas Líquidas)/ATM]*100=[(Lucro Líquido do Exercício)/ATM]*100
ATM=Ativo Total Médio=(Ativo Inicial+Ativo Final)/2
3) O ROI deve ser um fator impeditivo na compra de TI? Justifique.
4) Qual a relação do ROI com o profissional de TI? É possível inverter essa situação?
ROI por si só, como qualquer indicador, não pode ser considerado de forma isolada, mas sim relativo ao seu ambiente para que ele possa ser válido como ferramenta. Em contrapartida, em organizações que já possuem processos automatizados, uma atualização destas aplicações que se traduza em ampliação das capacidades de auditoria ou geração de relatórios, como exemplo, gerará maiores benefícios indiretos como o aumento da eficiência ou redução de prazos.
5) Qual a relação do ROI com a sociedade atual? De que jeito isso prejudica a área de TI? E de que jeito ajuda a área de TI?
Embora muitos críticos digam que ele ainda é um exercício puro de matemática que sofre constantes alterações e padece de erros, o ROI significa o retorno de determinado investimento realizado e contabilizado em meses nos quais ele será amortizado para, então, começar a gerar lucros.
Recomenda não buscar números estratosféricos para fazer comparações, baseados em outras experiências de mercado. O retorno do investimento de uma companhia nunca é igual ao da outra.
O ROI foi sistematizado por uma série de ferramentas criadas pelo mercado, e muitos sistemas possuem um módulo que o contabiliza. No entanto, o ponto forte do ROI é levar a uma ampla exposição dos motivos, envolvendo toda a cúpula da empresa, em todos os níveis, para aprovar um investimento em um projeto. Os melhores resultados são obtidos quando existe um comprometimento global dos envolvidos.
ROI pode ser interferir na área de T.I quando não é bem planejado dando a entender que o investimento não trará nenhum retorno para empresa. Mas quando bem planejado e deixando bem transparente os benefícios do investimento pode tornar a área de T.I em melhorias para empresa toda, aumentando inclusive a credibilidade e responsabilidade da T.I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário